Dietas depurativas | Dietas detox

Rate this post

As dietas depurativas são aconselháveis depois de uma época de alguns excessos na alimentação ou simplesmente como uma medida para limpar o nosso organismo a cada certo tempo. Estas dietas são baseadas principalmente em sucos, preparações e receitas com frutas e legumes, e há que ter em conta que há que realizá-las corretamente e sob a supervisão de um profissional.


O que é a dieta de purificação?


As dietas depurativas são aquelas indicadas para limpar e regular o organismo, bem como para eliminar toxinas. O principal objetivo de uma dieta de purificação é, como o seu nome indica, depurar nosso organismo e nos ajudar a sentir-se melhor, e ainda podem ajudar a perder peso normalmente não são indicadas especificamente para isso.


Quando fazemos uma dieta deste tipo o que buscamos é eliminar a ingestão de certos alimentos e substâncias (gorduras, sal, carboidratos, proteínas, corantes…) e tomar apenas outros cujas propriedades nos ajudar a depurar e drenar. Por isso, os benefícios da dieta de purificação são, principalmente, a eliminação de toxinas e a limpeza do aparelho digestivo e do fígado. De fato, este tipo de dieta são as mais indicadas para a desintoxicação do fígado.


Dietas de desintoxicação


O termo dieta detox é geralmente usado indistintamente como sinônimo de dietas depurativas, em geral, bem como para se referir a um tipo de dieta purificação concreta, baseada sobretudo em sucos e preparações líquidas à base de frutas e legumes.


As dietas depurativas não são nenhuma novidade, mas o termo dieta detox tem ganhado popularidade nos últimos anos e voltou a reacender o interesse por este tipo de dietas purificadoras.


Cuidado com as dietas depurativas


Enquanto se realiza uma dieta de purificação não há que esquecer que estamos privando nosso corpo de certos nutrientes e de calorias e que, por isso, não devemos prolongarlas no tempo, uma vez que, a longo prazo, podem afetar nosso bem-estar. Com alguns dias ou, no máximo, com duas ou três semanas de duração costuma ser suficiente. Além disso, é importante ter alguns cuidados com as dietas depurativas e interrumpirlas ou consultar com um médico no caso de sentir fadiga, cansaço, náuseas ou algum desmaio.


Por outro lado, em alguns casos, essas dietas estão contraindicadas ou exigem manter um controle mais rigoroso (como no caso das dietas depurativas na gravidez, ou em casos de pessoas diabéticas ou com insuficiência renal).


Alimentos para dietas depurativas


As dietas depurativas se baseiam em uma série de alimentos que, pelas suas propriedades e nutrientes que facilitam a tarefa de depuração do organismo. Fundamentalmente, trata-se de sucos concentrados, preparados ou em receitas nos que as frutas e vegetais são os protagonistas principais.


Aqui você pode consultar a lista dos principais alimentos indicados para as dietas depurativas.


Tipos de dietas depurativas


Existem diferentes tipos de dietas depurativas, que variam principalmente dependendo de sua duração e os alimentos que contêm. Por exemplo, existem dietas depurativas que duram apenas um ou dois dias, enquanto que outras se podem prolongar por duas ou três semanas. Além disso, existem dietas depurativas baseadas somente em sucos e preparações líquidas de frutas e legumes, enquanto que outros incluem também cereais, ovos, laticínios, legumes ou até mesmo alguma carne não gordura (como o frango).


Aqui estão alguns exemplos de dieta purificação:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *